BR-163/MT: de incertezas à maior obra rodoviária do Brasil

Encerramos 2024 com um destaque nacional e muito importante: a BR-163 tem a maior obra em curso no Brasil. Hoje, a Nova Rota conta com cinco contratos de duplicação já assinados para dar uma nova vida à BR-163 e à Rodovia dos Imigrantes (BR-070). E logo, teremos mais dois contratos em andamento.

Assim, contamos com um pacote de duplicação de 444 quilômetros e uma previsão de entrega até o final de 2031, em média de 55,50 quilômetros de vias duplicadas por ano. Mesmo com um cenário positivo, a empresa ainda pretende concluir tudo em um prazo de 5 anos, o que eleva para 88,80 quilômetros a média/ano de pista construída.

Hoje, quem percorre o trecho vê um sonho antigo virando realidade: são vários canteiros de obras que dão forma a uma nova rodovia, duplicada, com acostamento e asfalto de boa qualidade.  Essa realidade se tornou possível com a troca de controle da Nova Rota, agora sob a gestão do Governo de MT.

Esse monte de obras na BR gerou ainda emprego para o estado: já são mais de 2 mil contratações somente este ano para que tudo saia dentro do esperado e as entregas ocorram no prazo.

E olha que legal: o volume de obras previsto atualmente para a BR-163, em curto espaço de tempo, ultrapassa o contrato de rodovias já consolidadas, como a RioSP, o trecho BR-153/TO/GO, BR-080/GO, BR-414/GO e o da BR-153/277/369/PR e rodovias estaduais do Paraná.

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