Solução da concessão da BR-163/MT disputa o “Oscar” em Nova Iorque

A nossa história está ganhando fama internacional e, de tão importante, já é finalista no “Oscar” das Rodovias!

É isso mesmo! O sucesso da solução inovadora para reestruturar o contrato de concessão da BR-163/MT e retomar a duplicação da rodovia está concorrendo à premiação P3 Awards, considerada a mais importante premiação do segmento de infraestrutura e concessões do mundo. O resultado será divulgado em cerimônia que acontece em Nova Iorque em 24 de outubro.

Desenvolvida em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a iniciativa é elogiada no país pela eficiência alcançada com a retomada imediata da duplicação da BR-163/MT e agora é finalista na categoria Best Financial Structure Project (Melhor Projeto de Estrutura Financeira) – Novo Modelo de Recuperação de Ativos Rodoviários Estressados: O Caso da Concessionária da Nova Rota Oeste. A indicação da P3 Awards é endereçada à ANTT.

Para relembrar – O modelo elaborado para reestruturar o contrato de concessão da BR-163/MT englobou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para repactuação de prazos de entrega de obras e investimentos e o repasse do controle acionário da Concessionária para o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, que fez um aporte de R$ 1,6 bilhão para quitar dívidas e reiniciar as obras.

O contrato de concessão da BR-163/MT faz parte da 3ª Etapa do Programa de Investimento em Logística do Governo Federal e enfrentou vários problemas financeiros, chegando a ficar 7 anos sem duplicar. Como se trata da rodovia mais importante de Mato Grosso, o Governo do Estado e a ANTT iniciaram um forte trabalho para resolver a questão de logística e construíram este projeto inovador.