Entenda o Comitê de Sinistros

Setembro de 2023

 

Criado para avaliar de forma imparcial os casos de quebra ou desvios com equipamentos de uso no dia a dia de trabalho dos integrantes, o Comitê de Sinistros atua para entender a causa do sinistro e chegar a um resultado justo para integrante e Concessionária.

O Comitê de Sinistros é composto por representantes de diferentes setores da Concessionária. São eles: Segurança do Trabalho, Operação, Obras, Conservação, Jurídico, P&O e Conformidade. Eles avaliam as informações colidas e dão um parecer sobre as causas de cada ocorrência com desvio de ferramentas ou veículos.

Após a identificação de um sinistro, o primeiro passo do Comitê é ouvir os integrantes envolvidos e encontrar informações relevantes sobre a ocorrência. Caso fique comprovado que o sinistro de equipamento aconteceu por outros motivos, sem mau uso do integrante, a Concessionária cobre integralmente as custas do conserto da ferramenta.

Se após a avaliação de todos os critérios for constatado que o sinistro aconteceu por negligência ou imperícia do integrante, o valor do conserto do equipamento vai ser descontado, seguindo as condições do integrante, sendo possível o parcelamento do desconto em salário. Nos casos de primeira ocorrência de sinistro, a Concessionária cobre 50% dos custos, enquanto o integrante ressarce os outros 50% restantes de forma parcelada.

Para que a quebra ou desvio de equipamentos não ocorra, é preciso ter o máximo de atenção e zelar pelas ferramentas de trabalho. Elas são essenciais para o dia a dia da rotina dos integrantes. A dica é: cuide como se fosse seu.

Ficou com dúvidas? Fale com a sua liderança, ou acesse o documento completo disponível em: PR-S&Q-13 Sinistros Patrimoniais _rev04

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