Reforma concluída: ponte do Rio Vermelho novinha em folha
A ponte sobre o Rio Vermelho está pronta e já voltou a ser utilizada pelos motoristas que percorrem a BR-364/163 na região de Rondonópolis nesta quinta-feira (31.08.2023). A recuperação da estrutura foi concluída esta semana e o fluxo de veículos volta à normalidade, funcionando em mão única. Foram investidos R$ 13 milhões na obra.
A reforma levou 2 anos e foi completamente recuperada, desde a parte submersa até o tabuleiro. Como se trata de uma das pontes mais antigas do trecho sob concessão, construída em 1953, a Nova Rota teve um trabalhado danado, passando por várias etapas.
Passo a passo – O serviço começou com o monitoramento e inspeção integral a partir da área submersa, com identificação de um desgaste importante nos tubulões. Com isso, foi contratada uma empresa especializada em infraestrutura para recuperação embaixo d’água. Superada essa parte, foram implantadas as plataformas para trabalhar em todos os vãos de forma simultânea, recuperando as vigas tirantes, pendurais, blocos de apoio e nas vigas longarinas. Por fim, a Concessionária trabalhou na construção da laje junto as barreiras rígidas (New Jersey) e concluiu com a aplicação da capa asfáltica e sinalização.
2 anos de muito desafio – A obra foi bastante desafiadora considerando a idade da ponte, o tráfego intenso de veículos de carga que percorrem o local, baixa visibilidade decorrente da turbidez da água. Outro ponto de enfrentamento foi o fato de algumas etapas poderem ser realizadas somente no período seco, quando o rio Vermelho está com menor volume de água.
Tivemos ainda uma intercorrência diante de uma chuva intensa na região, que terminou danificando e arrastando vários equipamentos, que nos obrigaram a suspender por um período as obras.
O importante é que no final temos uma ponte novinha para chamar de nossa!