Passaporte: você perguntou, a gente responde
O Programa Passaporte agora possui novas regras, mas o objetivo continua o mesmo: premiar quem se destaca no cumprimento das normas e procedimentos das funções de operação. Por isso, a Nova Rota decidiu tirar as dúvidas dos Integrantes, para ninguém ficar de fora do benefício.
Na prática, o que mudou?
Agora o valor passa a ser de até R$ 500. A avaliação será bimestral (a cada dois meses), ao invés de ser quadrimestral (a cada quatro meses), como antes. O número de Integrantes premiados também foi alterado.
Quais são as áreas que podem participar do Programa Passaporte?
O Passaporte continua premiando áreas operacionais (Tráfego, Pedágio e CCO).
Como funciona para cada área?
CCO:
Os 4 Integrantes com a melhor pontuação recebem a premiação. São escolhidos um Controlador I, dois Controladores II e um Controlador III.
Tráfego:
Serão premiados um Operador I e um Operador II em cada base.
Pedágio:
São premiados dois Operadores de Pedágio e dois Líderes de Pedágio em cada praça, sendo um Integrante que atua no período diurno e outro no período noturno de cada função.
Quantas pessoas irão ganhar?
Em um ano de atuação do novo modelo de premiação serão escolhidos 216 Integrantes do Pedágio; 216 Integrantes do Tráfego; e outros 24 escolhidos no CCO.
Qual é a premiação e como a recebemos?
O Integrante pode receber até R$ 500, de acordo com a nota estabelecida. O benefício será depositado como saldo livre no Caju ao final do mês subsequente. Exemplo: Os dados são coletados no mês 1 e no mês 2, mas a premiação só é depositada ao final do mês 3 ou 4, dependendo da data de fechamento da folha.
Por que o resultado não sai imediatamente quando o bimestre termina?
O resultado só pode ser calculado após o fechamento do ponto, etapa que leva mais tempo para conclusão.
Será um vencedor do turno diurno e outro do noturno?
Apenas as Praças de Pedágio diferenciam o vencedor por turno, por terem maior número de Integrantes nas equipes. Por isso, são escolhidos dois operadores (um diurno e um noturno) e dois líderes (um diurno e um noturno), por praça. Para os Integrantes do CCO e Tráfego os vencedores são escolhidos independentemente do turno.
Tem diferença entre líder de pedágio e operador de pedágio?
Sim. Enquanto para os operadores de Pedágio o cálculo considera os resultados pessoais, para os Líderes de Pedágio, além do resultado pessoal, eles também são avaliados pela nota média da equipe liderada.
Líderes podem participar?
Sim. Participam os Líderes de Pedágio e Líderes de CCO.
Critério “economia de combustível”: de dia gasta mais combustível do que à noite. Como isso é avaliado?
Neste caso, o critério de avaliação conta a média de consumo de combustível geral da base. A mesma nota se aplica a todos os operadores da mesma base, sejam Integrantes do turno noturno ou diurno. Vale reforçar que o consumo de combustíveis pelas ambulâncias da BR Vida não entra no cálculo geral.
Quais são os critérios de desempate?
CCO: O critério desempate serão as falhas de acionamentos individuais. No caso dos líderes, o critério avaliado é individual, mas também considera a média de falhas cometidas pela equipe liderada.
Tráfego: O desempate será feito considerando contabilização do critério de infrações registradas na telemetria.
Pedágio: Para os operadores, será utilizada a pontuação de captação de moedas como critério de desempate. Já para os Líderes de Pedágio, são contabilizadas as ausências da equipe, quebra de caixa, além da nota média da equipe nos treinamentos mensais de sustentabilidade.
Integrantes desligados podem receber a premiação?
Sim. No entanto, para receber a premiação será necessário que o Integrante tenha participado dos 2 meses avaliados. A exceção fica para os que foram desligados por justa causa.
Quem recebe advertência pode ganhar o Passaporte?
É muito difícil isso acontecer, já que receber advertência zera todo o Índice de Bonificação (IB).
Como posso saber onde errei ou onde posso melhorar?
O melhor caminho é sempre conversar com a sua liderança, que é a pessoa mais preparada para te orientar.
Gostaria de saber sobre o operador de pedágio que cobre férias de líder, ele participará do bimestre do passaporte? Se sim, como isso funcionará?
Participa, sim! Neste caso, será considerada a função em que o integrante trabalhou por mais tempo.
Bom dia!!!
Com essa mudança nos da oportunidade de ganhar, como eu que nunca ganhei, e as outras pessoas também. Temos que seguir o procedimento correto, para que no final temos grandes resultados positivos e confiar em Deus 🙏🏾🙏🏾🙏🏾🤝