Você sabe lidar com o estresse? Confira aqui 10 dicas de psicólogos

Ed. nº 99 – Novembro 2022

Uma coisa é certa: é difícil encontrar quem não tenha passado por um momento de estresse pelo menos uma vez na vida. Se você está estressado, acredite: não é o único.

Cerca de 70% da população já apresentou ou ainda apresenta sintomas de estresse, de acordo com informações da ISMA-Brasil (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).

Nos últimos tempos, temos enfrentado diversas situações que agravam o cenário, como a pandemia de Covid. No dia a dia do trabalho, temos ainda que enfrentar por vezes o usuário zangado, o colega que está num mau dia e assim vai. Mas como diminuir o impacto disso na vida?

Separamos algumas dicas para ajudar a lidar com o estresse de forma mais leve

Faça exercícios regularmente

Além de promover uma série de benefícios para a saúde, os exercícios físicos são poderosos aliviadores de estresse.

Opte por exercícios aeróbicos para afastar a tensão muscular e emocional, como caminhadas, corridas, andar de bicicleta. Essas atividades podem ser feitas sem custo financeiro, ao ar livre, na rua, no parque e, o melhor, na companhia de amigos e familiares.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e nicotina

Muitas pessoas recorrerem ao álcool e ao cigarro por promoverem sensações de prazer e alívio imediatamente.

São consideradas “aliviadores de estresse” efetivos, mas, na verdade, infligem mais estresse ao corpo e à mente.

O consumo de bebidas alcoólicas e cigarro provoca uma sensação de bem-estar e relaxamento passageiros. Mas assim o bem-estar desaparece, a ansiedade e tensão retornam em intensidade maior.

Tenha um hobby

Ter um passatempo ajuda a melhorar a produtividade, aumentar o bem-estar, elevar a autoestima (pois você se sente bem ao acompanhar o seu progresso), a conhecer pessoas e desenvolver relacionamentos, e a mudar o foco dos pensamentos de fatores negativos.

Se pergunte quais atividades de lazer você gostaria de aprender, bem como a que têm mais a ver com a sua personalidade, e escolha um hobby interessante e divertido para preencher os seus horários vagos. Pode ser ver filmes, jogar bola com amigos, fazer passeio com a família. Vale qualquer atividade que te distraia e te faça mais leve.

 

Adote técnicas de relaxamento

Praticar técnicas de relaxamento no cotidiano ajudam a aliviar o estresse. É mais simples do que parece e você pode praticá-las quando acordar, antes de dormir ou em um momento de folga, como durante um intervalo do trabalho ou em um período sem compromisso no fim de semana.

Algumas técnicas de relaxamento simples que você pode adotar no seu dia a dia são:

  • Ouvir um áudio relaxante;
  • Buscar músicas que gosta e trazem boas lembranças;
  • Automassagem (você pode utilizar uma bola massageadora ou utilizar as mãos para pressionar áreas sensíveis);
  • Respiração profunda;
  • Meditação;
  • Meditação guiada.

Reduza os gatilhos do estresse

Identifique situações e pessoas que te incomodam no cotidiano, como colegas difíceis de lidar no trabalho, interações complicadas com familiares, assuntos que não gosta nas redes sociais e assim por diante.

Não entre em discussões desnecessárias. Na maioria das vezes, nós escolhemos interagir com fatores estressores sem ter consciência disso. Mas se prestarmos atenção, podemos nos distanciar desses fatores.

Se um colega de trabalho desperta sentimentos negativos, por exemplo, reflita sobre como você pode lidar com ele sem se estressar. Se a sua rotina está lotada de obrigações, avalie como você pode tirar um pouco do peso das responsabilidades dos seus ombros.

Se possível, visite um psicólogo

Se você já tentou várias maneiras para reduzir o estresse em sua vida e não obteve sucesso, converse com um psicólogo. O profissional pode ajudar a mudar em sua vida para ter mais leveza e tranquilidade no dia a dia.

A terapia também ajuda pacientes a gerenciarem os seus relacionamentos. Como costuma ser difícil conversar com entes queridos sobre assuntos delicados, as pessoas preferem manter a convivência estressante.

Expor as suas dificuldades a um psicólogo vai ajudá-lo a identificar o que precisa ser feito para ter um bom relacionamento com quem você convive todos os dias.

Respeite os seus limites

Respeitar os seus limites é um dos pontos principais para não se estressar no trabalho. Não adianta nada pegar 30 tarefas para executar, se você sabe que o seu máximo é 10, por exemplo.

O acúmulo de atividades faz com que você fique ainda mais estressado e frustrado por não entregar o que foi pedido.

Conheça-se

Para saber qual é o seu limite, você precisa se conhecer a fundo, mas, para isso, tem que saber quais são as suas principais características comportamentais e o seu perfil no ambiente de trabalho.

Assim, você consegue identificar quais limites precisam ser estabelecidos no trabalho e que características devem ser desenvolvidas.

Estabeleça prioridades

Determinar o que é importante e o que é urgente é uma ótima forma de evitar ou diminuir o estresse. Muitas vezes, você se sobrecarrega, e isso exige um esforço muito grande para algo que poderia ter sido resolvido de forma simples. Cabe a você avaliar o que é realmente urgente e qual a ordem das tarefas diárias que vai realizar.

Cuide da sua saúde

Mantenha uma boa alimentação, durma bem, pratique exercícios e busque algo relacionado à saúde mental. Não deixe de fazer visitas aos médicos e checar se está tudo bem com a sua saúde. Isso trará benefícios na vida profissional e pessoal.