Atletas no trecho: Colegas conciliam a BR-163 com a prática esportiva

Ed. nº 95 – Julho 2022

No #TimeCRO só tem craques na pista! Mas alguns jogadores são também atletas profissionais e dão show de bola no futebol e nas artes marciais. Como a Rota do Oeste acredita e incentiva a prática de esportes para uma melhor qualidade de vida, selecionamos alguns desses campeões para terem suas histórias contadas.

O trecho 2 é supervisionado pelo jogador de futebol Paulo Adriano, que pratica o esporte desde os cinco anos de idade. Hoje, aos 41, ele acredita que praticar esporte duas vezes por semana por toda a vida contribui para que ele desempenhe bem sua função no trabalho, já que está sempre bem-disposto. Além disso, a ‘cabeça fresca’ é outra vantagem percebida pelo supervisor. Para Paulo Adriano, o futebol é coisa séria: ele já participou de diversos campeonatos e hoje joga no time Ninho de Urubu, de Jangada.

Paulo Adriano – supervisor trecho 2

Do campo ao tatame, o operador de guincho pesado da SAU 7 João Luis não apenas pratica jiu-jitsu como também se dedica a ensinar a arte marcial a crianças carentes de seu bairro, em Cuiabá. João conta que começou a lutar por recomendação de um amigo em um momento em que se sentia muito sobrecarregado. Para ele, o jiu-jitsu foi a melhor saída para se desestressar praticando algo prazeroso. O lutador percebe que o esporte o mantém em equilíbrio com seu corpo e mente e recomenda a prática de qualquer tipo de esporte a todos os colegas. Após várias competições, há cinco anos João Luis deixou os campeonatos para passar adiante o legado do jiu-jitsu.

João Luis – SAU 7

Já no trecho 1, o atendimento clínico da BR-163 conta com o médico do esporte Dallys Gama, que é lutador profissional de MMA desde 2013 após já ter passado por diversas modalidades de luta. Sua história com as artes marciais começou aos 13 anos, com a prática de karatê. Pouco tempo depois, Dallys iniciou com kickboxing e passou a participar de competições. Já na vida adulta ele entrou também para o muay-thai e Jiu-jitsu e não parou mais de lutar: Mais de 15 anos depois, as artes marciais ainda fazem parte da sua rotina.  Enquanto médico e apaixonado pela prática de esportes, Dallys destaca a importância da prática para saúde física, como prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. Ele reconhece também que praticar atividades físicas contribui para a saúde mental, ajudando até na tomada de decisões em momentos de tensão.

Dallys Gama – trecho 1

E você, pratica algum esporte? Mesmo que seja por hobby, nos manter em movimento só traz benefícios. Então, depois de conhecer as histórias dos colegas, esperamos que você se sinta motivado a encontrar uma atividade física para melhorar a sua vida!