Mais um baby na BR!
Ed. nº 89 – Janeiro 2022
Nascimento do segundo indígena na rodovia, é o 18º parto registrado pela Rota
O nascimento de uma indígena da Aldeia Santana movimentou a rotina da equipe de resgate da SAU 11, em Nobres, no último dia 18. A criança, um menino, chegou cheia de saúde e recebeu os primeiros cuidados ainda na BR-163/364. Este é o 18º parto registrado no trecho sob concessão desde a chegada da empresa em Mato Grosso e o segundo envolvendo indígena.
Há 6 anos atuando como socorrista na Rota do Oeste, Gilberto Souza relata que esta é a segunda vez que participa do nascimento de uma criança na BR e conta que é uma experiência muito gratificante poder auxiliar as famílias em um momento tão importante. Também participaram do atendimento a enfermeira Rênia Ferreira e o motorista da ambulância Huembert Francisco.
O registro foi por volta das 15h, quando uma caminhonete do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) parou na base para solicitar apoio à mulher que acabava de dar à luz ainda dentro do veículo. Segundo Souza, o motorista relatou que foi até a aldeia para trocar o plantão e encontrou a indígena J.R. em trabalho de parto.
“Ele disse que no meio do caminho a criança nasceu e foi orientado pela acompanhante que estava no carro a parar na Rota do Oeste para recebimento de auxílio médico, pois demoraria muito para chegar no hospital”, comenta o socorrista.
Na base, a equipe fez os procedimentos cabíveis para o momento: cortar o cordão umbilical, realizar manobras necessárias para saída da placenta e uma avaliação do bebê, “um menino que chegou perfeito, com saúde e cabeludo”, afirma o socorrista da BRvida. Na sequência, mãe, pai e bebê foram levados para o Hospital Laura de Vicuña para uma avaliação mais detalhada.