Capivara faz cirurgia inédita
Ed. nº 82 – Junho
Cuidado possibilita que animal volte à natureza
Uma capivara resgatada pela Rota do Oeste em Rondonópolis passou por uma cirurgia para reconstrução da perna traseira com pino e placa de metal. Com isso, o animal silvestre poderá retornar à natureza depois que estiver totalmente reabilitado. Atualmente, a capivara segue recebendo os cuidados médicos e tem recebido sessões de oxonioterapia para acelerar o processo de recuperação.
O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Wilmar Manzi, explica que esse cuidado não faz parte das obrigações contratuais, mas sim de um compromisso da empresa com o meio ambiente e com a vida de forma ampla. Ele entende que ao ter essa postura, a Concessionária dá um passo importante para a sensibilização da sociedade com a causa animal.
“Fazemos isso com muito prazer, buscamos oferecer os melhores tratamentos e meios de reinserir o animal ao habitat dele. Quando não é possível, fazemos o encaminhamento para instituições acolhedoras adequadas para cada espécie”, comenta.
A capivara foi encontrada em 14 de junho no canteiro central da BR-163, na região de Rondonópolis, com a perna traseira ferida. A equipe fez o resgate e a encaminhou à Clínica Xaolin para uma avaliação.
Ao identificar que o membro apresentava múltiplas fraturas, as veterinárias Tayomara Heiderich e Lara Faria, especialista em ortopedia, escolheram a técnica de tratamento com implante interno, com uso placa de aço e colocação de um pino intramedular por se tratar de um animal silvestre.
Agora, sob os cuidados da veterinária Tayomara, a capivara está comendo, sendo medicada e o pós-operatório conta com sessões de oxonioterapia.
Os próximos passos da capivara para a recuperação dependem da alta médica. Assim que tiver condições clínicas, ela será levada para um abrigo em meio à natureza, onde passará pelo processo de reinserção dentro do tempo necessário para se sentir habituado. Legal, né?