Descanse de dia e fique atento à noite

https://open.spotify.com/track/6gBlkT2u5P7UyZUYH8WnKz?si=pKkKMDNgTCKMrPZjPKmdtg
Camarão que dorme a onda leva – Zeca Pagodinho

Com sono não se brinca

Você sabia que dirigir com sono ou muito cansado é tão perigoso quanto estar ao volante alcoolizado? O sono diminui a percepção do motorista, o tempo de resposta para situações de perigo e o pior… existe uma grande chance de o motorista dormir e perder completamente o controle do veículo.

Como o atendimento operacional na BR-163 funciona 24 horas, os Integrantes que trabalham no turno da noite, principalmente, devem estar sempre atentos à importância do descanso durante o dia, evitando riscos desnecessários à própria segurança e de terceiros.

O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Wilmar Manzi, comenta que há registro de acidentes de trabalho provocados pelo sono e relatos de Integrantes que confirmaram não estar descansados o suficiente para desempenhar o serviço noturno. “Entendemos que é mais difícil dormir durante o dia, mas é fundamental que isso seja uma prática de quem trabalha à noite. A função prevê escalas justamente para que exista um tempo adequado de descanso, que é a melhor forma de se manter atento na direção do veículo”.

O operador de tráfego deve lembrar sempre que o trabalho dele é vinculado diretamente à segurança viária dele e de terceiros. Por isso, o gerente de Operações, Wilson Ferreira, frisa que é indispensável respeitar os limites do corpo e da mente. “O ideal é que a pessoa chegue para o turno de trabalho descansado e com condições de desempenhar as funções. Mas se, por ventura, o Integrante estiver cansado e avaliar que não está bem para dirigir, a recomendação é que avise o CCO ou o líder da área sobre a situação. Peça um período para que consiga descansar e, posteriormente, retorne às funções de forma tranquila”. Wilson reforça ainda que a Concessionária preza pela segurança dos Integrantes, mas cada um deve ter a consciência dos seus limites e da responsabilidade que carrega no desempenho das atividades. “É melhor o Integrante ficar um tempo parado, que travar uma briga com o sono, se arriscando na rodovia. A nossa grande missão é voltar para casa, para nossa família, em segurança”, finaliza.