BR-163 é a primeira do Brasil a receber asfalto reciclado

Material é fruto de 2 anos de pesquisa da Rota e UFMT

Olha que notícia boa! A Rota do Oeste começou a aplicar asfalto reciclado desenvolvido especialmente para a BR-163/364 na região de Jangada. Esta é a primeira obra rodoviária do Brasil com emprego de pavimento e borracha reciclados. O material é resultado de dois anos da pesquisa “Aproveitamento de Resíduos de Pavimentos Asfálticos (RAP) em regiões de alta temperatura e tráfego pesado”, coordenada pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Idealizador e responsável pela pesquisa, o coordenador de Engenharia da Rota, Rheno Tormin, aponta que a iniciativa inovadora representa importante ganho econômico e ambiental, oferecendo o mesmo desempenho de um pavimento produzido com 100% de materiais novos.

Do ponto de vista econômico, é extremamente vantajosa a reutilização deste tipo de material, pois reduz a quantidade do uso de brita na mistura. Sem esquecer ainda que o RAP, pelo fato de se constituir em matéria prima para misturas asfálticas recicladas contribui com a preservação do meio ambiente.

“Esse é o passo inicial para uma política de aproveitamento de resíduos de fresagem da Rota do Oeste. Nos Estados Unidos, a reciclagem de RAP supera a do plástico e do papel. No Brasil, ainda estamos iniciando. Foram feitas algumas aplicações experimentais em outras rodovias do país, mas a BR-163/364, em Mato Grosso, é a primeira a receber o material como parte da recuperação efetiva do pavimento”, explica Rheno.

No Brasil, em particular na região Centro-Oeste, os principais problemas que ocorrem nos pavimentos asfálticos estão relacionados com a resistência à fadiga e ao acúmulo de deformação permanente nas trilhas das rodas devido às altas temperaturas e intenso tráfego de veículos pesados. A técnica adotada neste momento demonstra que há ganhos em termos de vida útil do pavimento diante da menor exposição da massa asfáltica ao calor na sua usinagem, em decorrência do uso do aditivo evotherm.

Vantagens do material elaborado para a BR-163/364

  • Economia, possibilitando o uso de recursos financeiros em outras frentes de serviços;
  • Redução do descarte do fresado;
  • Queda na quantidade de brita e asfalto utilizados;
  • Redução do uso de combustível na usina e nos maquinários usado para aplicar a massa asfáltica;
  • Maior conforto térmico, queda em até 40º, para quem trabalha na obra;
  • Redução emissão de particulados e voláteis nocivos ao meio ambiente durante o processo de usinagem.