Segurança antes e depois do trabalho
A atenção durante o trajeto também é fundamental
Com o início do período chuvoso, os Integrantes que utilizam motocicletas como meio de transporte devem ficar ainda mais atentos. Se possível, a recomendação é para que evite o uso destes veículos para deslocamento como forma de ampliar a segurança pessoal e diminuir as chances de se envolver em um acidente.
O asfalto molhado fica mais liso (especialmente sobre as faixas de sinalização que são pintadas nas vias) e os acidentes costumam ser mais frequentes. A situação é ainda mais complexa nos primeiros dias de chuva, quando ainda há muito óleo na pista, que combinado com a água, deixa o pavimento ainda mais escorregadio.
O gerente de Sustentabilidade, Wilmar Manzi, recomenda que os Integrantes redobrem muito a atenção quando estiverem utilizando motocicletas, que são veículos que deixam condutores e passageiros totalmente desprotegidos e expostos ao risco. “A CRO se preocupa com a segurança, integridade física e saúde de todos os funcionários, seja no trabalho ou fora dele, e pedimos que cada um também tenha essa preocupação individual, com familiares e com terceiros”.
Wilmar destaca que o cuidado no trânsito deve existir em todas as circunstâncias, independentemente do local e horário, mas chama a atenção para dois períodos com maior incidência de registros:
Manhã – horário de ida ao trabalho – É natural que a pessoa esteja sonolenta e menos atenta aos riscos, além de ser um horário de maior trânsito. É importante ter essa consciência e buscar ter ainda mais atenção, sempre lembrando a importância da direção defensiva. O trânsito é feito de muitos elementos e vale lembrar que a atenção a todos eles é fundamental.
Fim da tarde/ início da noite – As pessoas estão cansadas, depois de um dia inteiro de trabalho e um pouco mais descontraídas por estarem retornando para casa. Nestes momentos podem ocorrer um acidente por descuido. Além do prejuízo material e uma série de transtornos, pode ocorrer ainda os danos à saúde e um afastamento do trabalho. Ninguém quer isso. Então, vamos ficar sempre em alerta!