Liberdade x invasão de privacidade
Entenda a diferença e pratique o respeito
Você sabe qual o limite deve ter com um colega de trabalho?
Se acredita que pode agir como quiser, mexer nos pertences, falar o que quiser do outro, você está muito enganado. Siga a leitura e evite transtornos pessoais e a terceiros.
A privacidade e a individualidade devem ser respeitadas em todos os lugares, o que inclui o ambiente de trabalho. O termo invasão de privacidade significa interferir na vida alheia, sem autorização e de forma desrespeitosa. E isso é passível de punição por parte da empresa, podendo levar até mesmo à demissão.
Responsável pela Conformidade da CRO, Gabriel Moretti e Castella explica que mesmo os equipamentos da empresa, quando estão sob a responsabilidade de um colega, devem ser respeitados.
“Por exemplo, se um computador da empresa estiver ‘logado’ com a senha de um colega, o outro não pode mexer sem a autorização. Muito menos acessar documentos, mandar e-mail, fazer algum tipo de brincadeira se passando pelo outro. A mesma regra vale para um celular funcional.”
Para evitar problemas, preparamos algumas dicas!
Sem autorização do colega:
– Não pode mexer no celular pessoal ou funcional;
– Não é adequado abrir a bolsa ou carteira para verificar o que há dentro;
– Não é correto vigiá-lo nas atividades profissionais, como, por exemplo, ficar observando o que é acessado na internet;
– Não é legal comentar sobre a vida pessoal dele/dela com terceiros, dentro e fora da empresa; a intimidade alheia não te diz respeito;
– É reprovável criar ou participar de fofoca sobre os seus colegas.