Saiba como manter as crianças entretidas na quarentena

 

https://open.spotify.com/track/6gBlkT2u5P7UyZUYH8WnKz?si=pKkKMDNgTCKMrPZjPKmdtg
Jaloo – Chuva

As escolas suspenderam as atividades. É hora de manter a meninada entretida!

Como forma de prevenir a disseminação do coronavírus, as escolas de Mato Grosso anteciparam as férias e as aulas foram suspensas. Nos primeiros dias, é comum que as crianças tenham a sensação de férias, mas com o tempo podem acabar se entediando. A pedagoga e professora de educação infantil Thaizi Nardi dá algumas dicas para que os Integrantes que estão nessa situação possam entreter os pequenos.

Primeiramente, os filhos precisam saber a importância de manter os cuidados de higiene e entender a situação atual. “É importante ser realista, usando o aparato lúdico, mas mostrando a importância de se prevenir. Diga que é o momento de proteger os coleguinhas, os titios, a vovó e o vovô e que, pra isso, a gente precisa lavar as mãos e que precisamos ficar dentro de casa. Deixe claro para a criança que ela está fazendo algo importante e grandioso”, acrescenta.

O momento é de união, sendo uma boa oportunidade de estreitar os laços. “Quando estiver em casa, aposte no lúdico. Faça com que eles criem, façam teatros, apresentações de dança, desenhos etc.”, diz. Segundo a profissional, você pode perceber as atividades que a criança mais gostou e inserir no dia a dia dela, evitando a ansiedade e o medo.

Crie uma rotina, mesmo em casa. “Ela não precisa ser complexa, os pais podem inserir afazeres domésticos, conforme a faixa etária de cada criança, ter a hora de brincar, a hora de desenhar, de ouvir música etc. Isso impede que eles sintam aquele espaço vago, por terem muito tempo livre”.

Veja uma lista de brincadeiras para unir a família toda:

– Desenho (você pode variar, uma hora eles pintam os desenhos que os pais fazem, outra eles mesmos podem desenhar);

– Incentive tesoura, cola, glitter para construções artísticas;

– Dança (dance com eles, faça shows e apresentações);

– Teatro;

– Conte/invente histórias;

– Caça ao tesouro (esconda objetos da casa para eles procurarem tá quente? Tá frio?)

– Construa cabanas;

– Stop;

– Vivo ou morto;

– Mímica.

Mas como convencer os(as) filhos(as) sobre a importância de ficar em casa, se nós precisamos sair para trabalhar todos os dias? Nardi diz que precisamos nos colocar no formato de heróis, explicar que estamos tomando todos os cuidados e nos protegendo ao máximo, para poder ajudar as outras pessoas que precisam de nós. Ao chegar em casa, deixe o calçado para fora, coloque a roupa para lavar, tome banho e tente ficar o mais próximo que puder dos filhos. “Estamos vivendo um momento frágil e eles precisam saber que estamos ali por eles, com eles e que estão seguros”.