2020 vem aí! É hora de avaliar as metas

Ed. nº 64 – Dezembro

Daniel – Esperança

“Em 2020 eu vou…”

Na medida em que o final de ano se aproxima, a lista de promessas para 2020 começa a crescer. É algo natural, todos os anos revemos os nossos objetivos e traçamos metas para o ano que se aproxima. Mas não basta apenas prometer, é importante se empenhar para cumprir. E se a meta não fizer mais sentido, deve-se ter outro objetivo em mente.

A psicóloga Karine Duarte Justino explica que é bom exercer essa prática, pois acaba sendo uma forma de avaliar o ano que passou e readequar os prazos dos nossos projetos pessoais. Planejar o ano seguinte faz com que exercitemos o autoconhecimento, pois assim “a gente consegue ter noção do que dá e do que não dá para fazer. O ideal é trabalhar com o que é possível e colocar prioridades”, explica Karine.

Mas, como garantir que vamos cumprir o que prometemos? “Não podemos esquecer que cada um tem uma realidade e que imprevistos acontecem e que as metas devem ser selecionadas conforme nossas prioridades”, diz. A melhor maneira de terminar o ano com a maioria dos objetivos finalizadas é sempre seguir um passo a passo:

Primeiro, analise o que foi prometido no ano passado e veja o que não foi cumprido.

Segundo, avalie se você ainda quer manter as metas que não foram concluídas. “É uma promessa pessoal, ou seja, você consigo mesmo. Então é você quem vai se cobrar, analisar o seu cenário e até mesmo ver se elas ainda valem a pena, porque as coisas mudam durante o ano”, diz.

Por terceiro lembre-se que metas são adaptáveis! Analise-as durante o ano todo, não apenas no final, assim você tem a chance de sempre lembrar do que prometeu e buscar alternativas para que elas sejam cumpridas.

E o quarto passo é não deixar de ter objetivos. As coisas mudaram e alguma tarefa deixou de fazer sentido? Tome outro rumo! “Não existe problema em mudar o percurso. O importante é não deixar de ter novos objetivos”, explica Karine.

Para chegar em dezembro com os ideais do ano anterior cumpridos, devemos lembrar que todos os dias criamos pequenas metas e readequamos conforme a nossa necessidade. Então, temos que exercer isso quando prometemos algo a longo prazo. “A gente não desiste de fazer as tarefas diárias, por exemplo. Se acontece algo, a gente muda o caminho, se planeja, pode até mudar de ideia, mas sempre termina algo. Temos que fazer isso com o que prometemos também”, finaliza a psicóloga.

Agora que você já sabe como se organizar, é só começar a lista de metas para 2020! Assim, a gente se mantém produtivo e dá o nosso melhor todos os momentos do ano.