Se usar com estratégia, o 13° rende mais!

Ed. nº 63 – Novembro

Tim Maia – Não Quero Dinheiro [Só Quero Amar] (Soul Music, 1971)

Estipular prioridades corretas faz com que o dinheiro extra ajude mais do que o esperado

Receber dinheiro a mais é sempre bom e o 13° salário é bastante esperado por todos. Como é uma folga no orçamento, muitos já planejam como usá-lo antes do final do ano chegar. Ele pode ajudar a desafogar as dívidas e ainda organizar as contas que chegam no ano seguinte. É indicado gastar com as despesas de comemorações de final de ano apenas se a quantia sobrar.

Na Rota do Oeste, o 13º salário é pago em duas parcelas: a primeira no pagamento de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Você já parou para pensar em como usar o dinheiro? O Agora na Rota traz algumas dicas que podem fazer essa grana ‘crescer’.

Se o intuito é quitar dívidas, existem estratégias que podem fazer o dinheiro render mais do que o esperado. A professora do curso de Economia da UFMT e especialista em controladoria de finanças, Angel Ferrarini, explica que o primeiro passo é se organizar.

É importante anotar as dívidas no papel e fazer uma listagem ou planilha. “Devemos anotar a origem da conta, o valor inicial, em quanto ela está agora e qual a porcentagem de juros”, explica. Dessa forma é possível visualizar quais contas devem ser priorizadas, escolhendo sempre a que cresce mais rápido e consome mais o seu dinheiro.

Não tem conta para pagar ou sobrou dinheiro? Ferrarini lembra ainda do IPTU, IPVA, material escolar etc. “Essas são contas que podem virar dívidas e, antes de gastar, é melhor aproveitar o dinheiro extra para tentar descontos, começando o ano com as contas pagas”, fala. Agora, com a planilha de gastos organizada, é só aproveitar as festas!