Você cuida da sua postura ao dirigir?

Ed. nº 61 – Setembro

Forma correta ao volante auxilia na saúde dos motoristas

Para quem percorre o trecho diariamente, tomar cuidados ao dirigir é fundamental para evitar dores musculares, sobrecarga em um dos membros, lesões, entre outros danos à saúde. Pensando nisso, o Agora na Rota Digital traz dicas e orientações aos Integrantes que exercem suas funções em alguma das viaturas da Rota. Mas preste atenção! Alongamento, atividade física e repouso adequado devem fazer parte da rotina de todos.

Durante palestra na sede, o ergonomista André Luiz Lopes destacou que nenhum problema de saúde é provocado por um único fator. Segundo ele, as condições emocionais e a postura corporal também contribuem para o surgimento de doenças. “Não existe isso de ‘estava tudo bem até que eu adoeci’. Se você ficou doente, foi por motivos que talvez nem saiba”.

Siga as dicas:

• Posicione o banco do carro de forma que seus pés toquem os pedais com segurança e conforto. As pernas devem ficar semiflexionadas em um ângulo de 120º.

• Ajuste a altura e distância do banco para não ficar próximo ao volante. O ideal é que os braços fiquem esticados ao dirigir e jamais para baixo. A distância mínima é de um palmo.

• Mantenha a coluna apoiada no encosto do banco. Por isso, nada de dirigir deitado pelo assento, pois isso sobrecarrega a lombar.

• Regule a inclinação do volante para enxergar o painel sem a necessidade de levantar ou abaixar a cabeça.

• Feche o cinto de segurança de forma diagonal, sobre os ombros e a cintura. O item não deve estar trançado ou folgado.

Além de benefícios à saúde e segurança, algumas atitudes também evitam multas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração dirigir com calçados inadequados (chinelos e saltos altos), com um braço para fora do veículo, com objetos entre pernas e braços ou com uma das mãos sobre o volante. Cuidado, motoristas!