10 anos de pista e mais de 1 milhão de atendimentos
Realizando um atendimento a cada 4,5 minutos, a equipe operacional completa 10 anos na BR-163 e a Concessionária aposta na modernização dos equipamentos e fortalecimento do uso da tecnologia para dar celeridade nas ações e intervenções. Já são cerca de R$ 135 milhões investidos na renovação da frota, instalação de fibra ótica e aquisição de 500 câmeras de monitoramento pra uma cobertura total do trecho, de Itiquira a Sinop.
O diretor de Operação e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, lembra mais uma vez que o trabalho realizado por cada Integrante que dedica seu tempo ao próximo reflete em vidas salvas, tráfego organizado, ampliação da segurança viária. Não é à toa que este serviço sempre recebe muitos elogios e recebeu nota 9,5 na última pesquisa da Ouvidoria.
“Temos muita satisfação com o trabalho feito na pista por cada um dos funcionários. O investimento em pessoas para ter uma equipe bem treinada sempre foi um valor nosso. E agora entramos em uma nova etapa, para melhorar ainda mais esse serviço e facilitar a vida do Integrante também, por meio da modernização da frota, dos equipamentos e trazendo novas tecnologias para o dia a dia”, explica o diretor.
A instalação de fibra ótica em todo o trecho sob concessão dará suporte aos equipamentos e sistemas da Concessionária, como a instalação das câmeras de monitoramento que vão permitir uma visão de 100% do trecho, melhor funcionamento dos equipamentos de comunicação entre as bases e rádios e o funcionamento tecnológico como um todo.
Com relação à frota, em 2024 a empresa fez a substituição de cinco caminhões-pipa (já prevendo a importância para o combate aos incêndios e apoio ao Corpo de Bombeiros) e seis guinchos (sendo cinco leves e um pesado para remoção de veículos de carga).
Uma década de atenção – O atendimento operacional na BR-163 teve início em 20 de setembro de 2014 e trouxe uma mudança de conceito nas viagens em Mato Grosso. Com mais de 70 veículos dedicados ao monitoramento e apoio aos motoristas, os mais de 600 funcionários atuam 24 horas na BR-163, de forma que o motorista nunca mais viajou sozinho. Dez anos depois, a Nova Rota conta com 1,26 milhão de registros.
Do total de atendimentos na última década, os mais recorrentes são relacionados às panes mecânicas (436 mil, 38,7%) e o recolhimento de objetos na pista (19%). Os serviços médicos também recebem destaque e contabilizam mais de 71 mil registros envolvendo as demandas de acidente e ainda as clínicas, relacionadas às pessoas que tem algum mal-estar e buscam apoio na base ou acionam o serviço na rodovia.
O diretor destaca que cada atendimento, por menor que possa parecer aos olhos de quem percorre a rodovia, é feito para deixar a pista mais segura para quem viaja. “Um objeto recolhido, uma ressolagem de pneu ou mesmo um atendimento médico em um momento de mal-estar são cuidados que evitam acidentes, que demonstram a preocupação com todos que passam pela BR-163. É um objeto a menos que poderia ser um causador de acidente, um motorista que recebe uma atenção e se restabelece antes de voltar para pista”.