Faça seu 13º multiplicar e render mais

Pequenas alegrias da vida adulta – Emicida

Educadora financeira dá dicas de como usar melhor o dinheiro

Dinheiro extra é sempre muito bom. Aproveitar a oportunidade para fazer essa grana ‘multiplicar’ é melhor ainda. E você sabia que isso não é complicado? Com um pouquinho de planejamento e controle, o seu 13º salário pode render muito.

Para explicar como, convidamos a educadora financeira Renata Melo, do perfil @reeducandoseudinheiro (Instagram), para dar quatro dicas de como aproveitar melhor esse dinheiro extra e entrar 2021 sem dívidas e, que sabe, até com uma quantia guardada. 

Como gastar de forma eficiente

  1. Faça lista das pendências financeiras – A prioridade sempre deve ser a quitação das dívidas, começando pelas que tem os juros mais altos. Aproveite o dinheiro extra para negociar. Se você não tem dívida, parabéns!
  • Reserve para despesas tradicionais do início do ano – Faça uma lista com as despesas adicionais que normalmente ocorrem no início do ano: material escolar, uniforme, IPTU, IPVA, seguro do veículo/moto. Já reserve uma parte desse dinheiro extra para auxiliar o pagamento desses custos.
  • Festas e presentes – Faça uma lista para organizar o que pretende comprar no final de ano. Relacione o nome de todas as pessoas que deseja presentear e estipule valores. NÃO PARCELE e anote tudo para revisar e evitar gastos desnecessários. Já com relação a ceia de Natal, combine com amigos e familiares para que todos ajudem e cada um arque com uma parte.

  • Invista – Não espere sobrar dinheiro para guardar. Nunca vai sobrar, se você não se organizar. Reserve uma porcentagem do 13º para guardar. Escolha algo mais rentável que a poupança.

Para saber tudo bem explicadinho, assista ao vídeo.