Doar sangue é doar vida, faça parte dessa corrente
Rota adere à campanha da PRF e incentiva Integrantes
Com foco na segurança e na saúde, a Rota aderiu à campanha “Desafio Sangue Solidário”, da PRF, como forma de incentivar os Integrantes a doarem sangue ao MT Hemocentro, deixando a unidade abastecida desse componente tão precioso e fundamental para salvar vidas. Vale lembrar que neste momento de pandemia, toda ajuda é muito importante.
A adesão ao movimento da PRF partiu do coordenador de Tráfego do trecho 1, Edenilson Bueno. Ele explica que os Integrantes que tiverem o interessem em participar da campanha devem entrar em contato com a diretora da unidade do Sest/Senat em Rondonópolis, Cláudia Maria Tedesco, que também é parceira da campanha e está responsável pelo agendamento da coleta. A doação é feita no MT Hemocentro de Rondonópolis somente com data previamente marcada para evitar aglomerações.
“Convido todos os Integrantes a participarem desse gesto de amor ao próximo. Não tem nada que substitua o nosso sangue e com uma simples doação podemos salvar vidas. Não custa nada usar um tempo do dia de folga para ir até a unidade e fazer um bem inestimável ao próximo”, comenta Edenilson.
*Faça parte da corrente* – Grave um vídeo ou tire uma foto no momento da doação, desafiando um amigo, familiar ou colega de trabalho. Poste o registro no Instagram marcando o perfil da Rota do Oeste e a PRF no Instagram (@rotadooeste e @prfoficial). Não esqueça da #DesafioSangueSolidário.
Confira as orientações para quem quer participar
Entrar em contato com a Claudia pelos telefones (66) 9 9654-0205 / (66) 3439 1301 ou pelo e-mail claudiatedesco@sestsenat.org.br
O Integrante deve informar em qual data gostaria de fazer a doação para que o agendamento seja providenciado. Caso não haja disponibilidade de vaga para a data desejada, serão apresentados outros dias e horários, de forma que atendam ao doador.
Quais são os requisitos para doação de sangue?
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar mais de 50kg;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis;
Não podem doar temporariamente – pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto.
Na data da coleta, o doador deve:
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.