Setembro Amarelo: cuide de você

Está chegando o ‘Setembro Amarelo’, mês de alerta para o tema da saúde mental, por isso, convidamos a psicóloga Elizabeth Hertel para responder algumas perguntas e deixar uma mensagem sobre a importância da qualidade emocional. Acompanhe:

 

Como é possível perceber quando o estresse do dia a dia está começando a virar algo mais sério, que precisa de atenção?

Dra. Elizabeth: O alerta para o stress do dia a dia se dá quando começamos a perceber que está muito frequente e/ou muito intenso, deixando as coisas simples da nossa rotina se tornarem algo que gera sofrimento. Alguns sintomas importantes a se prestar atenção são: dificuldade em dormir ou dormir demais; emagrecimento ou compulsão por comida; desmotivação; tristeza; abuso de álcool; isolamento etc.

 

É normal sentir-se triste ou ansioso de vez em quando, certo? Mas como a gente sabe se isso é só uma fase ou se já é um sinal de que algo não vai bem com a nossa mente?

Dra. Elizabeth: Episódios de tristeza e ansiedade devem ser investigados quando não há um motivo real. Exemplo: o término de um relacionamento amoroso ou o luto por um ente querido são exemplos de estados de ânimo que podem gerar tristeza e ansiedade, mas são considerados normais e esperados até certo ponto. Episódios de tristeza sem causa aparente ou que extrapolam em termos de intensidade devem ser investigados, pois o real motivo pode estar sendo encoberto por algum mecanismo de defesa psicológico. Estes mecanismos de defesa protegem a pessoa do real motivo pelo qual se está doente, mas impedem quando não tratados corretamente de se chegar a uma resolução adequada e saudável.

 

Qual é a importância de ter um tempo para relaxar e fazer coisas que a gente gosta? Isso realmente faz diferença para a nossa saúde mental?

Dra. Elizabeth: Um tempo de qualidade e descanso é de extrema importância para a manutenção da saúde mental. Conseguir equilibrar os desafios e obrigações do dia a dia com momentos de relaxamento na atualidade não é uma tarefa fácil. Pequenos hábitos podem fazer a diferença, como, por exemplo: Evitar ficar ao celular nos momentos em que precisa descansar, procurar fazer exercício físico mesmo que apenas uma vez na semana, ter alguns hobbies, aprender coisas novas que não necessariamente estejam relacionadas ao trabalho, entre outros. Caso não consiga ter uma visão sobre sua vida que não seja apenas para o trabalho, isso é um alerta. Procure ajuda, dialogue com outras pessoas sobre o assunto.

 

O que a gente pode fazer para ajudar um amigo que não parece estar bem, mas não fala abertamente sobre o assunto? Como podemos oferecer nosso apoio?

Dra. Elizabeth: A melhor ajuda que podemos oferecer a alguém que parece não estar bem, é a escuta. Oferecer apoio dizendo sobre a disponibilidade para conversar. Se a pessoa enfim lhe procurar, ouça tudo com atenção, evite julgar ou tentar resolver as coisas, diga que compreende e que é normal se sentir assim de vez em quando, e que se sensibiliza para ajudá-lo a procurar algum profissional da saúde mental para acolher. Pedir ajuda não é uma fraqueza, é um ato de coragem, mas que às vezes precisa ser feito com o apoio de amigos e familiares. Seja você esse apoio!

 

Quando é a hora de procurar um psicólogo? Precisamos estar com um problema muito grande ou em crise para buscar ajuda?

Dra. Elizabeth: Não precisamos estar em crise ou com um problema muito grande para buscar ajuda psicológica. A psicologia trata da saúde mental como um todo, desde intervenções em momentos de intensa angústia como também com prevenção, orientações, aconselhamentos e autoconhecimento, que são primordiais para a manutenção da vida mental, social e dos planos individuais. Ter um momento na semana em que possa parar tudo que está fazendo para dar atenção ao seu eu promove mudanças e gera um autoconhecimento capaz de elevar o desenvolvimento emocional da pessoa, tornando-a saudável em várias esferas da sua vida. Fazer psicoterapia é um investimento em você, é autocuidado!

 

  • Atendimento gratuito:

Para os integrantes que estiverem precisando de uma ajuda, a Nova Rota garante o acesso ao atendimento psicológico gratuito nas três primeiras consultas com a Dra Elizabeth, por chamada de vídeo ou presencialmente. Ainda é possível recorrer às consultas pelo plano de saúde ou procurar o profissional de sua confiança.

Para marcar uma conversa, entre em contato com a equipe de Saúde 📱: 65 99994-8940 ou agende diretamente com a psicóloga pelo 📱: 65 99660 5082

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *