De aprendizes a contratados
Um dos propósitos da Concessionária Rota do Oeste por meio do Programa Jovens Talentos é abrir as portas do trabalho, apresentar a rotina profissional e estimular o jovem sobre valores pessoais em suas ações. O programa InterAção da CRO já está em seu sétimo ano de existência e formou mais de 488 aprendizes. Só na última turma de 2022, 32 alunos saíram com conhecimentos administrativos e cinco jovens foram efetivados pela empresa.
O programa InterAção tem duração de dois anos, sendo um ano ingresso no Senai-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o segundo ano na organização para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Ter o primeiro emprego e a liberdade financeira foram os motivos que levaram a Jovem Talento, Nataly Gabriele do Nascimento Santos, 19, dar o pontapé inicial na sua vida profissional e ir atrás de seu sonho.
“Antes de fazer a inscrição, procurei saber se a empresa era boa, se condizia com meus valores, foi aí que gostei da empresa e participei de todo processo. Minha maior alegria foi ser contratada. Nesse momento vi que todo o esforço vale a pena quando se corre atrás de um objetivo”, disse Nataly, que está no setor de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho, da Rota do Oeste.
Nataly tenta aproveitar as atividades para acumular conhecimentos que podem ser usados no seu futuro profissional, a jovem sonha ser Enfermeira. Ela também conta que após a contratação passou a ter um senso maior de responsabilidade e passou a lidar melhor com questões pessoais.
Uma vez contratado, o aprendiz precisa ir além da capacitação e se aprimorar. Foi o que o Ítalo Cardoso Alfaro fez. Ele conta que sempre esteve disposto a fazer o que geralmente outras pessoas não gostam de fazer e foi aí que viu seu diferencial. O jovem que também foi contratado na última turma, começou como controlador I do Centro de Comando da Concessionária, onde recebe as ligações do 0800. Logo após sua contratação, Ítalo se inscreveu na Universidade para o curso de Administração e já está no 2° semestre.
“Em cinco meses consegui mostrar o quanto quero estar aqui e evoluir na minha vida profissional, consegui até mudança de setor depois de buscar capacitações e cursos, vou trabalhar no setor Comercial da empresa e isso é muito satisfatório, ser visto e valorizado na empresa”, falou.
Também foram contratados os Jovens Talentos, Ana Júlia, assistente no setor de Contabilidade e Tesouraria, João Gabriel Souza, auxiliar administrativo, na Gestão de Frotas e Pedro Henrique Oliveira, estagiário no setor de Engenharia.