Sem tempo fechado para a segurança!
Ed. nº 98 – Outubro 2022
Entre os meses de outubro e março a Rota reforça os cuidados ao tempo chuvoso com a Operação Clima Tempo, que consiste na atuação estratégica em pontos com histórico de ocorrências relacionadas à chuva. Nos trechos identificados como ‘áreas quentes’, as equipes de inspeção de tráfego devem ficar ainda mais atentas para realizar a sinalização da pista para evitar sinistros e prestar atendimento aos usuários que percorrem a rodovia sob chuva.
A gerente de Operações da Rota do Oeste, Bárbara Nathane, reforça a importância do trabalho na prevenção de ocorrências no período chuvoso. “A chuva prejudica a visibilidade e aumenta o tempo de frenagem dos veículos, por isso a Concessionária se prepara com antecedência para esse período do ano”, comenta. A gerente de Operações lembra que a forma de atuação preventiva contra as chuvas é parecida com o combate às queimadas.
Na tentativa de mitigar as ocorrências causadas pelas chuvas as ações tomadas pela Concessionária são:
- A troca de informação meteorológica entre as equipes operacionais e o Centro de Controle Operacional (CCO);
- Intensificação da limpeza e desobstrução dos bueiros e canaletas da rodovia;
- Maior atenção ao recolhimento de resíduos na pista;
- Posicionamento estratégico de viaturas;
- Adoção de sinalização luminosa;
- Utilização de alertas em Painéis de Mensagem Variável (PMV) fixos e móveis com mensagens educativas;
- Posicionamento dos PMV móveis em locais estratégicos.
Você já sabe, mas vale lembrar – Em pista molhada, dentro e fora do trecho, reduza a velocidade e utilize os faróis baixos, mesmo durante o dia. Além disso, mantenha a distância do veículo a sua frente. Integrante do #TimeCRO é exemplo no trânsito!