Setembro Amarelo: A vida é a melhor escolha

As ações da Rota do Oeste em prol da vida em setembro deram um cartão amarelo para a tristeza e a ansiedade! Saúde mental é assunto sério, e uma das melhores formas de autocuidado é nos mantermos ativos e abertos ao diálogo. Pensando nisso, as lideranças ao longo da BR-163/MT foram desafiadas pela equipe de P&O com atividades que refletem no corpo e mente dos colegas. Na sede administrativa, além dos lembretes acerca do tema, o médico do trabalho, Dr. Cyro, ministrou a palestra “Conversar para salvar”.

A primeira missão dos líderes da Rota partiu do setor de saúde. Seguindo as instruções gravadas pelo técnico de enfermagem Gilson, os colegas do trecho alongaram o esqueleto para mandar a moleza embora! O alongamento é uma forma leve de exercício e tem o objetivo de incentivar a prática esportiva para esfriar a cabeça e aquecer o corpo. Para isso, a Rota do Oeste disponibiliza para todos os Integrantes o benefício do Gympass.

Na segunda missão, proposta foi pelo P&O, os líderes deveriam conversar, individualmente, com cada um dos liderados. O objetivo era escutar ativamente e de se colocar à disposição, com respeito e equilíbrio para estreitar a relação de líder e liderado, exercendo a confiança e valorização de cada indivíduo.

Já a terceira missão irá ficar gravada no local de trabalho de cada equipe: os líderes atribuíram uma qualidade que representa cada um dos membros de sua equipe. Ela lista de qualidades será fixada nos murais para que cada um se lembre da sua qualidade e se sinta motivado. Qual foi a qualidade atribuída a você?

Na palestra ministrada aos colegas da sede administrativa em prol do mês de prevenção ao suicídio, os Integrantes puderam absorver conhecimento e consciência. O Dr. Cyro destacou a importância de saber identificar quando alguém próximo está passando por mudanças de comportamento e se colocar como ouvinte livre de julgamentos, além de reforçar a necessidade de equilibrarmos saúde física e mental. A palestra contou também com a participação do colega Marcos Fabiano, que compartilhou como transformou sua trajetória de vida por meio da atividade física.

Todas as práticas, vivências e apontamentos realizados no #SetembroAmarelo podem e devem ser levadas adiante na vida pessoal e profissional em todos os meses do ano!