Você é o seu bem maior, se cuide!
Usar os equipamentos de proteção individual, seguir as recomendações de segurança para subir e descer dos veículos e plataformas, adotar as medidas que protegem e preservar a vida e a integridade física são algumas recomendações que todo Integrante deve ter em mente diariamente quando vai desenvolver as suas atividades laborais. As medidas evitam acidentes de trabalho e danos físicos e emocionais, fatores que aproveitamos o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho para relembrar.
Em abril, a Rota do Oeste registrou 17 ocorrências relacionadas a acidente de trabalho de Integrantes, o maior número desde janeiro de 2021. A quantidade de casos chama a atenção do supervisor de Segurança do Trabalho, Rafael Siqueira, que lembra bem que o principal prejudicado em um descuido é o próprio Integrante.
“O afastamento de um Integrante motivado por um acidente de trabalho não é bom para a empresa, mas o principal afetado é a pessoa que se machuca, pois é ela quem vai ter que se recuperar e se coloca em uma situação prejudicial de saúde, podendo ter até mesmo sequelas físicas e emocionais. Por isso, sempre alertamos para a necessidade de seguir os protocolos de segurança”, comenta.
O supervisor aponta que os registros poderiam ser evitados se os treinamentos de segurança fossem colocados em prática e as recomendações seguidas. “Geralmente, os acidentes acontecem durante um descuido, uma norma ou procedimento que deixa de ser cumprida. No dia a dia criamos o hábito de desenvolver uma atividade e vamos criando confiança. Normalmente, é nesse ponto que acontecem os acidentes”.
Para ajudar a lembrar das principais recomendações, segue um checklist da segurança:
– Uso de EPIs
– Atender aos requisitos da análise de risco da tarefa/ ou Instrução de trabalho
– Preservar o ambiente de trabalho limpo e organizado
– Manter o crachá de integração CRO na validade
– Praticar o cuidado genuíno (eu cuido de você, você cuida de mim)
– Manter sinalização adequada conforme manual
– Realizar checklist de viaturas realizados e apontados anomalias
– Calçar Viaturas quando parados
– Praticar a condição segura
– Atenção ao subir e descer escadas (utilize o corrimão)
– Não ficar de costa para o fluxo de veículos