Rota do Oeste reconhece e promove líderes de pedágio
Ed. nº 87 – Novembro 2021
Em novembro, 36 controladores de pedágio subiram de cargo
Dando sequência ao processo de reestruturação da equipe Operacional da Rota do Oeste, os 36 controladores de pedágio foram promovidos a líderes de pedágio no último mês. A promoção, que contemplou todos que ocupavam o cargo de controlador de pedágio por conta da redução no número de supervisores de pedágio, ocorreu após um treinamento preparatório em outubro. Com a nova nomenclatura, a principal mudança nas atribuições do cargo é quanto a responsabilidade na gestão de conflitos.
Ediane Barreto foi uma das promovidas e agora é líder de pedágio na PP 08. Para ela, a maior diferença sentida é a autonomia para solucionar conflitos, que antes seriam estendidos. “Foi uma jornada de muito aprendizado e autoconhecimento. Tive uma boa receptividade por parte da minha equipe, torcemos uma pelas outras.” Ediane conta sobre o primeiro mês na nova função, destacando a união da sua equipe, que é formada apenas por mulheres. Ela conta ainda que, assim que recebeu o comunicado parabenizando os Integrantes promovidos no Whats da Rota, ela compartilhou com as colegas agradecendo por todo o apoio.
A modificação no corpo do setor de Operações reduziu o número de supervisores de pedágio, fazendo com que cada supervisor fique responsável por três praças de pedágio. Com isso, percebeu-se a necessidade de uma figura de liderança que conheça o dia a dia das PPs e esteja sempre disponível para solucionar questões cotidianas, criando oportunidade para as novas lideranças.
Todos os então controladores de pedágio receberam, em outubro, um treinamento de nove horas para conhecerem os pilares básicos de liderança, gerenciamento e relacionamento. Porém, os supervisores de pedágio e o setor de P&O seguem oferecendo todo o suporte para que os líderes de pedágio exerçam sua função. No próximo ano, a tendência é dar continuidade aos treinamentos e preparar cada vez mais as equipes.
Desejamos sucesso aos colegas!