Trecho 3 no pódio
União reflete na segurança do trabalho
Os índices de segurança do trabalho alcançados pelo Trecho 03 renderam troféu e reconhecimento a todos os Integrantes e lideranças que fazem parte dessa conquista. Em 2020, as equipes do norte foram as únicas que alcançaram as três metas estabelecidas para a segurança:
- SAF – Acidente sem afastamento;
- CAF – Acidente com afastamento;
- TG – Taxa de Gravidade.
Na avaliação do coordenador de Operações do Trecho 03, David Carpezani, e do técnico de Segurança Edvilson Simione, o diferencial este ano foi a união de todos os setores com o mesmo objetivo: atender aos indicadores e reduzir as ocorrências envolvendo os Integrantes.
“O segredo é o envolvimento de todo mundo. Ficou definido no começo do ano que em 2020 não haveria mais divisão de setores e trabalharíamos unidos. Todos somos um CNPJ. Se for ruim para a empresa, é ruim para todos. Com essa ideia, passamos a realizar reuniões mensais com envolvimento das áreas. Todo mundo fala, ouve, expõe os pontos a serem melhorados e também sugere o que pode ser feito”, comenta David.
Edvilson complementa que durante as inspeções os Integrantes são ouvidos, de forma que eles têm a oportunidade de apontar as dificuldades, dar ideias e mostrar o que acontece no dia a dia, sempre buscando melhorar o serviço. “Se fazer presente e ouvir o Integrante é importante, demonstra também uma valorização”.
Além de David e Edvilson, participam da frente de atuação o coordenador de Obras e Conservação, Jhonatan Bezerra Van der Sand, e do técnico de TI, Ernando Aparecido da Silva. Juntos, já planejam ampliar essa atuação em 2021. Entre as ações previstas, está o treinamento mais focado para os ‘novatos’.
“A expectativa é que o supervisor acompanhe os novos Integrantes de perto por alguns dias. Assim, eles podem tirar dúvidas sobre os procedimentos, aprender algo que tenha passado despercebido”, antecipa David.