Saiba o que fazer em situação de queimadas
Incêndios em áreas urbanas também prejudicam a respiração
A presença de fumaça nas cidades tem sido cada vez mais frequente. Isso acontece porque estamos enfrentando um período de seca mais severo do que nos anos anteriores, o que faz com que os incêndios se espalhem com mais facilidade. É preciso que cada um faça a sua parte e redobre os cuidados, para não agravar a situação e diminuir a qualidade do ar. Por isso, ao ver um foco de incêndio, denuncie!
A fumaça é prejudicial à saúde e piora doenças respiratórias, além de agravar a sensação de desconforto do tempo seco, dificultando a respiração. Portanto, a atenção deve ser redobrada mesmo dentro da cidade. Fique atento! Ao avistar fumaça perto da sua casa, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou utilize o número de Emergências Ambientais pelo 0800 647 7363. A ligação é gratuita.
Alguns cuidados do dia a dia são necessários para evitar que incêndios comecem. Não coloque fogo para limpar quintais, terrenos, lixos ou folhas de podas de árvores. Também mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças. Tenha cuidado com bitucas de cigarro, descarte em local adequado para evitar que um incêndio comece.
E o que fazer para amenizar os efeitos da fumaça? A sensação de tempo seco afeta tanto adultos, quanto crianças e a situação piora quando há queimadas. Veja algumas dicas que você pode adotar para deixar o ambiente mais agradável:
– Beba bastante água, mantenha o corpo hidratado;
– Se tiver umidificador em casa, use e mantenha-o sempre limpo;
– Coloque uma toalha molhada na cabeceira da cama antes de dormir;
– Encha uma bacia com água e coloque na frente do ventilador (lembre-se de trocar a água no dia seguinte);
– Consuma frutas com bastante líquido como laranja, melancia e mexerica, por exemplo;
– Erva mate, água bem gelada e algumas rodelas de limão, são os ingredientes perfeitos para um bom tereré! Ótimo para se refrescar e manter o corpo hidratado.