A alimentação saudável aumenta a imunidade
Prato colorido, café da manhã fortificante e verduras: a receita para ficar forte.
Os cuidados com a saúde começam na cozinha. A escolha de uma alimentação saudável faz a toda diferença para o sistema imunológico. E neste momento em que existe uma grande preocupação com a contaminação pelo coronavírus, é importante a escolha correta do que será colocado no prato.
Segundo a nutricionista, Fernanda Branco, as reações à doença podem depender das defesas do organismo de cada um. Para fortalecer o sistema imunológico, a alimentação deve ser rica em nutrientes. Uma dica para acertar é buscar uma alimentação colorida e variada. Dormir bem, beber bastante água e praticar atividade física também são cuidados importantes.
A nutricionista recomenda a inserção de um fortificante ao acordar. A receita é simples: água, limão, açafrão e própolis. Como parte dessa primeira refeição, uma sugestão é o consumo de ovo mexido com cebola, alho e orégano.
Para o almoço, a recomendação é uma refeição colorida, com folhas verdes escuras, legumes variados, uma fonte de proteína, arroz e feijão. Outra dica da nutricionista é a substituição de doces por frutas, principalmente as ricas em vitamina C, que podem entrar no cardápio do lanche da tarde.
No jantar pode repetir o almoço. Se possível, com uma variação de salada. Antes de dormir, um chá de mulungu, melissa ou passiflora pode ser uma boa saída para quem está com dificuldade de pegar no sono.