Qual o seu papel na Conformidade da Rota?

Ed. nº 63 – Novembro

Envolvimento de todos os integrantes é fundamental

Com certeza você já ouviu os termos “Conformidade” e “Linha de Ética”. Mas já parou para pensar sobre os assuntos?

Os temas não são novos, mas é sempre bom relembrar. E nesta edição do Agora na Rota, o R/Conformidade, Gabriel Morettini e Castella, vai esclarecer alguns pontos importantes. Mas antes de tudo, vamos à apresentação.

O R/Conformidade é responsável pela implementação, revisão e monitoramento da Política de Conformidade/Integridade da Rota do Oeste. Gabriel vai auxiliar a Concessionária em vários pontos, sempre com foco na prevenção, detecção e remediação de ações que conflitem com o sistema de conformidade/integridade da empresa.

O que é a Conformidade?

A Conformidade consiste em um conjunto de medidas para prevenir, detectar e remediar riscos não condizentes com a atuação ética e transparente da CRO. Funciona como um apoio aos Integrantes, visando à efetivação do compromisso com a atuação ética, íntegra e transparente da CRO.

A Conformidade abrange quais setores?

A Conformidade se aplica a todos os Integrantes, do trecho e da sede, sem deixar ninguém de fora. Abrange ainda terceiros prestadores de serviços, fornecedores e subcontratados em geral.

Qual a importância do envolvimento dos funcionários?

O envolvimento de todos os Integrantes, sem exceção, é essencial para o sucesso da Política de Integridade da CRO. Somente com o envolvimento de todos conseguiremos desenvolver e firmar posição como Concessionária íntegra e comprometida com a melhor prestação de serviço à população e ao Poder Concedente.

O que é a Linha de Ética?

A Linha de Ética atua como um canal de comunicação que possibilita a realização de denúncias de conduta em desacordo com uma atuação ética, íntegra e transparente por parte de Integrantes, terceiros e clientes.

O uso do canal é assegurado por regras de confidencialidade.

Quem pode acionar a ferramenta?

Todos os Integrante e o público externo. O acesso pode ser feito mediante contato telefônico (0800 377 8026)  ou registro no site, através do link: www.rotadooeste.com.br/pt-br/linha-de-etica

Quais assuntos podem ser denunciados na Linha de Ética?

O canal deve servir para relatar fatos relacionados a assédio moral, sexual, desvios de comportamento, corrupção, lavagem de dinheiro, concessão de benefícios e brindes indevidos, fraudes a procedimentos de compra e venda, além de todos os atos que possam parecer contrários às políticas de conformidade da CRO.

Há punição em caso de confirmação da denúncia?

A denúncia será apurada, formalizada mediante os protocolos de investigação interna e apresentada, acompanhada de uma recomendação, ao Comitê de Ética para deliberação sobre a aplicação ou não de medida disciplinar.

Que tipo de assunto deve ser evitado no Linha de Ética?

Assuntos relacionados a “fofocas” e situações corriqueiras do dia a dia, que possam ser sanadas pela liderança ou pelo P&O. Os Integrantes devem estar atentos para utilização e aproveitamento de uma ferramenta tão importante e valiosa para a Rota. É através do seu bom uso que atingiremos o sucesso na Conformidade.